Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Peregrina neste mundo

Sou peregrina na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmos 119:19

Peregrina neste mundo

Sou peregrina na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmos 119:19

O Significado do Arrependimento _ 1ª Parte

Há muitos "cristãos" por esse mundo fora que nem sequer imaginam o que significa tornar-se cristão.

Estou a ler o livro "Siga-me" do pastor David Platt, e não podia deixar de compartilhar convosco aquilo que ele escreve sobre o que realmente significa tornar-se um cristão. Claro que o faço porque é exactamente o que penso sobre o assunto, mas que talvez não conseguisse escrever de forma tão simples.

 

"Como é que uma pessoa se torna um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo?

O que é que acontece quando o caminho da glória e da graça de Deus atinge a vida de alguém?

O primeiro passo é encontrado na convocação de Jesus. A primeira palavra proferida pela boca de Jesus no seu ministério no Novo Testamento é clara: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." - Mateus 4:17.

É a mesma palavra proclamada por João Baptista quando preparava a vinda de Jesus "E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." - Mateus 3:1-2.

Essa palavra também é o fundamento do primeiro sermão cristão no livro de Atos. Depois que Pedro proclama as boas novas da morte de Cristo pelo pecado, a multidão pergunta-lhe: "O que devemos fazer?" Pedro, decididamente, não lhes pede que fechem os olhos e repitam uma oração ou que levantem as mãos. Em vez disso, Pedro encara-os com determinação e diz-lhes: "Arrependei-vos" (ver Atos 2:37-38).

Arrependimento é um termo bíblico riquíssimo que significa transformação elementar da mente, coração e vida de alguém. Quando alguém se arrepende, deixa de andar numa direcção para correr em sentido oposto. Daquele ponto em diante, aquela pessoa pensa, crê, sente, ama e vive de forma diferente.

Quando Jesus disse: "Arrependei-vos", estava a falar com pessoas que se rebelaram contra Deus no seu pecado e que se apoiavam em si mesmas para a salvação. A plateia de Jesus, predominantemente composta por Judeus, acreditava que a sua herança familiar, a sua posição social, o conhecimento das regras específicas e a obediência a certas regras eram suficientes para os justificar perante Deus.

Portanto, a chamada de Jesus ao arrependimento foi uma convocatória à renúncia do pecado e de toda a autodependencia  para a salvação. Só abandonando o pecado e a si mesmos, os ouvintes de Jesus poderiam ser salvos.

Igualmente, quando Pedro disse: Arrependei-vos", estava a falar com uma multidão que pouco tempo antes havia crucificado Jesus. No seu pecado, aquelas pessoas mataram o Filho de Deus estavam., então, sob o Seu juízo. A chamada de Pedro ao arrependimento foi um clamor para que a multidão confessasse as suas iniquidades, abandonasse o seu estilo de vida e confiasse em Jesus como Senhor e Cristo.

 

Portanto, o arrependimento envolve, fundamentalmente, a renúncia ao antigo modo de viver em favor de um novo. Deus diz ao seu povo no Antigo Testamento: "Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;" Ezequiel 14:6.

Igualmente, no Novo Testamento, o arrependimento requer o abandono dos ídolos deste mundo e o adoptar um novo objecto de adoração. "Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." 1 Tessalonicenses 1:9-10.

Lembro-me de um momento especial numa igreja domiciliar na Ásia. Estávamos reunidos num local secreto e isolado, no subúrbio de uma remota vila rural. As casas pobres desta vila eram, de facto, armazéns de adoração a ídolos. As superstições satânicas eram abundantes, enquanto os residentes eram convencidos de que precisavam de uma multiplicidade de deuses para os proteger e suprir as suas necessidades.

Uma mulher em particular chamou a minha atenção durante as nossas reuniões. Ela ouvia avidamente tudo o que eu compartilhava da Palavra de Deus e era evidente que o Senhor estava a atraí-la para Si. No fim do dia, ela expressou o desejo de seguir a Jesus. Ficámos entusiasmados.

 

jesus-te-chama-ao-arrependimento[1].jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.