O PIB é: a Síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza
E que tal olharmos para dentro de nós mesmas e tentarmos perceber até que ponto somos afectadas pela ditadura da beleza instituída pelos média?
Já ouviram falar do PIB?
O PIB é: a Síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza
Aqui vão os sintomas:
Preocupação excessiva com a estética, dando-se mais atenção à aparência física do que a outros aspectos da vida, como os sonhos, os projectos e as conquistas, o excesso de tempo que é gasto diante do espelho, a rejeição crónica de uma determinada zona do corpo, a preocupação excessiva relativamente à roupa, o consumismo exacerbado, a preocupação obsessiva com o que os outros pensam e dizem de si, o medo de não ser aceite, o medo exagerado de envelhecer, a baixa autoestima, a ansiedade, o humor triste, a irritabilidade e a autopunição.
A síndrome do PIB também pode desencadear stress intenso, o que produz sintomas psicossomáticos, como dores de cabeça, dores musculares, vertigens ou tonturas, gastrite, fadiga excessiva, excesso de sono ou insónia e transtorno do apetite.
A existência de três ou quatro sintomas já permite identificar a síndrome, principalmente quando dois deles estão relacionados com a auto-imagem. Quando os sintomas não são exacerbados, a síndrome do PIB não compromete a saúde psíquica, mas pode dissipar a leveza da vida.
Augusto Cury
A Ditadura da Beleza