Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Peregrina neste mundo

Sou peregrina na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmos 119:19

Peregrina neste mundo

Sou peregrina na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. Salmos 119:19

O PIB é: a Síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza

 

E que tal olharmos para dentro de nós mesmas e tentarmos perceber até que ponto somos afectadas pela ditadura da beleza instituída pelos média?

Já ouviram falar do PIB?
O PIB é: a Síndrome do Padrão Inalcançável de Beleza

 

Aqui vão os sintomas:

Preocupação excessiva com a estética, dando-se mais atenção à aparência física do que a outros aspectos da vida, como os sonhos, os projectos e as conquistas, o excesso de tempo que é gasto diante do espelho, a rejeição crónica de uma determinada zona do corpo, a preocupação excessiva relativamente à roupa, o consumismo exacerbado, a preocupação obsessiva com o que os outros pensam e dizem de si, o medo de não ser aceite, o medo exagerado de envelhecer, a baixa autoestima, a ansiedade, o humor triste, a irritabilidade e a autopunição.

A síndrome do PIB também pode desencadear stress intenso, o que produz sintomas psicossomáticos, como dores de cabeça, dores musculares, vertigens ou tonturas, gastrite, fadiga excessiva, excesso de sono ou insónia e transtorno do apetite.

A existência de três ou quatro sintomas já permite identificar a síndrome, principalmente quando dois deles estão relacionados com a auto-imagem. Quando os sintomas não são exacerbados, a síndrome do PIB não compromete a saúde psíquica, mas pode dissipar a leveza da vida.

 

Augusto Cury
A Ditadura da Beleza

 

dovewomen.jpg